09
abr
20

esvazie sua xícara

Rompendo Bloqueios Mentais

images

 Um Mestre Zen convidou um de seus discípulos para o chá da tarde em sua casa. Os dois conversaram um pouco e chegou a hora do chá. O mestre começou a servir o chá na xícara do discípulo. Mesmo depois que a xícara se encheu, ele continuou servindo. A xícara transbordou e o chá foi-se derramando pelo chão. Vendo isso o discípulo disse: “Mestre, o senhor precisa parar de servir. O chá está se derramando, não está indo para a xícara”

O Mestre respondeu. “Muito perspicaz de sua parte. O mesmo acontece com você. Se pretende receber os meus ensinamentos, precisa primeiro esvaziar sua xícara mental”.

Moral: Precisamos ser capazes de desaprender o que sabemos.

Podemos ver pelos nossos exemplos que Gutenberg esqueceu que as prensas de vinhos só espremem uvas – “a resposta certa”

Sem a capacidade de esquecer temporariamente o que a gente sabe, a cabeça fica atravancada com as respostas prontas e nunca se tem a oportunidade de formular as perguntas que saem do caminho usual para novas direções. Como as atitudes que criam bloqueios mentais foram todas aprendidas, uma chave para abrir esses cadeados é desaprender temporariamente uma por uma – ou seja, esvaziar nossa xícara mental.

A Técnica parece simples. Mas às vezes, é difícil de aplicar. Geralmente esses bloqueios estão de tal maneira integrados no pensamento e no comportamento, que nem sequer percebemos como somos guiados por eles – tornaram-se uma segunda natureza. Cumprimos a rotina sem nunca pensar nela.

Portanto, às vezes precisamos de uma pequena ajuda extra para romper os bloqueios.

Livro Um “toc “ na cuca” – Roger Von Oech – Livraria Cultura

Reflexões:

O que aprendemos com esta metáfora? Que lições podemos aplicar em nossas vidas? Como está a nossa xícara mental?

Muito cuidado com a síndrome do “Já sei tudo a respeito disso ou daquilo”.

Mesmo que um determinado conteúdo já seja do nosso conhecimento convém prestarmos muita atenção, pois nas entrelinhas se escondem grandes ensinamentos!

Lembrem-se a plenitude é o nosso propósito, mas temos que ter consciência que é algo muito distante de nossas realidades, um longo caminho…

Então, vamos esvaziar nossa xícara mental?

Arnaldo Almeida
Professor Universitário, Coach e Consultor nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Negociação Empresarial

0 Respostas to “esvazie sua xícara”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


abril 2020
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930