17
nov
19

aprender a desaprender

images

APRENDER A DESAPRENDER

UM EXEMPLO DE COMO TEMOS QUE DESAPRENDER MUITAS COISAS

A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) dos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas

  • Por que este número foi usado? Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta medida foi usada.
  • Por que os ingleses usavam esta medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes das ferrovias e utilizavam os mesmos ferramentais das carroças.
  • Por que medidas de 4 pés e 8,5 polegadas para as carroças? Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida.
  • E por que tinham esta medida? Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano quando de suas conquistas e essas medidas eram baseadas nas antigas bigas romanas.
  • E por que as medidas das bigas foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar dois traseiros dos cavalos

Finalmente…

  • O ônibus espacial americano Shuttle utilizava dois tanques de combustível (SRB – Sólid Rocket Booster) que eram fabricados pela Thiokol em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados que tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

Conclusão

O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia, nos anos 90, era baseado no tamanho do traseiro do cavalo romano.

REFLEXÕES:

  • Temos o hábito de questionar o que fazemos, por que fazemos? Sabemos quais são as razões, necessidades, origens?
  • Fazemos uso do pensamento seletivo para separar o importante do rotineiro? Ou simplesmente fazemos muitas coisas porque alguém nos diz  “FAÇA”.
  • Sugiro então que façamos um teste: Vamos Parar de fazer algumas atividades “penosas” e observar se alguém reclama os serviços não realizados… Exemplo: aquele gráfico multicolorido, aquela planilha, repleta de fórmulas, que você demora horas para atualizá-la… Se ninguém “gritar” pare de fazer esse trabalho imediatamente.
  • COM ISSO VOCÊ GANHARÁ MAIS TEMPO PARA MELHORAR A QUALIDADE DO QUE REALMENTE E IMPORTANTE E AINDA TERÁ DISPONIBILIDADE PARA AGREGAR UMA NOVA TAREFA OU OBJETIVO… PENSE NISSO…
Arnaldo Almeida
Professor Universitário e Consultor nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Negociação Empresarial

0 Respostas to “aprender a desaprender”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


novembro 2019
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930